Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Temos muitos personagens bíblicos, sendo muitos ainda desconhecidos. Joanã, por exemplo, é um personagem pouco conhecido. Seu nome significa graça divina ou O SENHOR (Deus) É GRACIOSO; e a propósito do significado vamos aprender com Joanã:
O SENHOR É GRACIOSO, mas você não é único. O nome Joanã ocorre 34 vezes na Bíblia e refere-se a 17 personagens diferentes: um deles era filho de Eliasibe, na época de Esdras; outro, um famoso soldado na época de Davi; ainda outro, um dos ancestrais de Jesus Cristo; e assim por diante. E temos este aqui, este Joanã na época de Jeremias! Veja! Tem outras pessoas por aí, com o seu nome, com o nome de sua família (sobrenome), com a mesma formação que você (e até melhor!) disputando a mesma vaga de emprego… O Senhor é gracioso, sim, mas lute, trabalhe! Leve as coisas a sério! Você não é único neste planeta. Joanã não era único. Você também não é único. O mundo não gira em torno de você. Não se envaideça!
O SENHOR É GRACIOSO, então, não desanime, mesmo se desacreditado. Joanã viveu na época do profeta Jeremias, na mesma época em que Gedalias governava a Judá por indicação dos caldeus… Ele era um oficial do exército, pessoa benquista e respeitada. Era líder, conforme você pode conferir nos capítulos 40 a 43 de Jeremias. Era fiel e obediente ao governador e anunciou que ele seria assassinado, mas Gedalias não acreditou e foi assassinado, sim – veja 41.1-3. Isto resultou em nova deportação para a Babilônia, mas Joanã foi pelejar contra Ismael (o assassino) e ao encontro de seu povo para resgatá-lo. Por isso o povo se alegrou! 41.13. Você já foi desacreditado, traído? Não se desespere – o Senhor é gracioso!
O SENHOR É GRACIOSO, mas vá bem, até ao final. Joanã não foi bem até ao final – por isso não é lembrado entre os grandes personagens bíblicos… É verdade que como oficial do exército fez a parte dele: lutou, liderou, anunciou o inimigo Ismael e tudo mais. Mas depois da morte do governador Gedalias ele, em companhia de seu grupo, consultou ao profeta Jeremias e prometeu obediência, 42.5,6. Contudo, não confiou no profeta nem obedeceu à voz do Senhor, 43.1-7. Salomão não foi bem até ao final… Joanã não foi bem até ao final. Outros também, não! Mas, você, meu irmão, você vai bem até ao final em nome de Jesus! Vá bem! Faça bem feito! Eclesiastes 9.10 diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Confie no Senhor e dê ouvidos à Sua Palavra, porque o SENHOR É GRACIOSO!

a) Rev. Adilson Souza dos Santos

Confira a edição completa