Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Outubro 2020

UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Atos 13.1-12

A pequena Igreja do Monte Olival (At 1 e 2, com apenas 120 pessoas), agora é uma grande Igreja, com milhares de novos crentes. E muitos desses milhares estão fora de Jerusalém, inclusive na cidade de Antioquia. Nesta Igreja tem pessoas forjadas no caráter de Cristo Jesus, cheias do Espírito Santo e prontas para evangelizar o mundo, em franca obediência ao que ensinou Jesus: “até os confins da terra”. Aqui nasce a primeira viagem do apóstolo Paulo: foi uma viagem incerta, insegura, cheia de surpresas, mas com certeza foi uma viagem que marcou a história da humanidade, revelando o caráter de uma Igreja Missionária.

Uma igreja missionária é uma igreja espiritual. Na verdade toda igreja deve ser espiritual, mas a Igreja em Antioquia se destaca neste quesito, conforme os três primeiros versículos do texto. O que parecia ser “apenas” uma reunião de jejum e oração era, sim, um grande evento em que a Igreja se preparava para o envio missionário! As maiores promoções missionárias ao longo da história surgiram de momentos de oração assim. E um deles, dos mais especiais, foi fruto do “avivamento morávio” no século 18, que começou com uma reunião de oração que durou mais de cem anos! Em vinte anos enviaram mais missionários ao exterior que todas as outras igrejas protestantes nos primeiros duzentos! Chegou ao ponto em que a Igreja Morávia no campo missionário era maior que a própria igreja mãe.

Uma Igreja espiritual como a de Antioquia, se lança por completo na obra missionária e tomará conhecimento mais tarde do relato do ilustre missioná-rio que agora parte: “fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedreja-do; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar”.

É bom sabermos que uma Igreja Missionária, além de ser espiritual é abnegada. Abnegação significa desprendimento, altruísmo, dedicação extrema – características da Igreja missionária do 1º século. Ela rompe barreiras geográficas: vê além fronteiras, e leva a bom termo a orientação de Jesus: “até aos confins da terra”. Este é o “começo” de um longo trabalho. Não é um começo experimental, nem claudicante; não é mera tentativa. É o começo que marcou a história da humanidade.

É bom sabermos que a Igreja Missionária, além de ser espiritual, é abnegada e trabalha com líderes capazes. Nada seria tão bem feito e eres escolhidos pelo Espírito Santo, líderes dos mais capacitados mental e espiritualmente. “Foram selecionados pelo Espírito Santo, mas coube à Igreja reconhecer-lhes a vocação divina e por sobre eles o selo de sua aprovação, ordenando-os solenemente e enviando-os como seus representantes” – C. R. Erdman.

Rev. Adilson S dos Santos