Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Agosto 2020

O PEDIDO DE ACSA

Juízes 1.11-15

Em certo momento da história do povo de Deus, tendo já Israel conquistado a importante região de Hebrom, Calebe, único companheiro adulto de Josué desde o Egito, disse o seguinte (v.12): “A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher” (Quiriate-Sefer significa “cidade dos livros”). Com certeza não faltaram pretendentes para tamanha conquista e honrosa posição de genro do velho guerreiro; mas foi Otniel, sobrinho de Calebe, o herói. Não era para menos: Otniel significa “força de Deus”. O casamento aconteceu logo em seguida e Acsa recebeu de seu pai um bom pedaço daquela vasta terra para ser cultivada pelo marido – mas era uma “terra seca”. Daí O PEDIDO DE ACSA!
O pedido de Acsa ENSINA SOBRE NOSSAS REAIS NECESSIDADES.

O nome Acsa significa “enfeite para tornozelo”, e sua curta história está adornada de significados. Acsa chega diante de seu pai e pede: “dá-me um presente” (lit. “dá-me uma bênção”). Acsa não queria TUDO nem MUITO; ela queria APENAS o suficiente para sobrevivência da família que estava começando. Ela pede o necessário; ela pede “fontes de água”.
O pedido de Acsa, também, ENSINA QUE DEUS RESPONDE ÀS ORAÇÕES. Acsa não foi a seu pai como líder de sua casa ou líder de guerra, nem foi olhando de cima para baixo: “ela apeou do jumento” – que gesto lindo!

Ela foi a seu pai depois de ter conversado com seu marido Otniel, e foi para clamar pela sobrevivência da família… E Calebe pergunta: “Que desejas?”. Ela situa a necessidade, sendo grata pelo presente já recebido: “deste-me terra seca”; e faz o pedido: “Dá-me também fontes de água”. E seu pai lhe deu, sem nenhuma palavra de repreensão, muito mais do que pedia: “Então, Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores” (v.15). Louvado seja Deus! Acsa e Otniel agora tem água pra todos os lados. Isto significa (simboliza), sim, que Deus responde às orações! A Palavra de Deus ensina que o Senhor “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos…”, Ef 3.20.

Acsa percebeu o que queria: ela não queria TUDO nem MUITO; ela queria APENAS o suficiente para sobrevivência da família que estava começando. “Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?”, Lc 11.11. “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem”, Sl 103.13.

Nosso abraço. Rev. Adilson S dos Santos.