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GENTIOS
Você consegue explicar a diferença entre as palavras “gentil” e “gentio”? A primeira significa generoso, amável, cortês, da qual deriva a palavra gentileza; a segunda tem outro significado…
Gentios são os não israelitas conforme conceito bíblico desde sempre, geralmente usado no plural, e alguns textos nos auxiliam nessa compreensão: Is 42.1,6; Mt 5.47; At 4.27 e muitos outros.
No contexto bíblico o termo pode ser usado: para designar uma região que não faz parte de Israel: Is 9.1 e Mt 4.15; como contraste étnico e cultural: Mt 6.7; 1 Ts 4.5; de forma negativa e como indicativo daquilo que não é comum nem recomendável: Ed 6.21; Jr 10.2; Mt 18.17; Gl 2.14; como designação de “mundo”: Ez 30.3; Mt 5.47; Mt 6.7,32; Lc 12.30.
Mesmo antes da nominação gentio temos orientação expressa do SENHOR para seu povo (judeu) “não fazer aliança com os moradores da terra” (Ex 34.12), com frequentes repetições. Assim, vamos encontrar no AT e no NT relações hostis entre judeus e gentios.
Mas é palpável o aspecto positivo, principalmente quando se estuda evangelismo e missões, a começar com a Grande Comissão (Mt 28.18-20). Atos 10 e 15 são capítulos exponenciais para o aspecto prático nesse sentido. Somente poucas vezes encontramos relacionamento amigável entre judeus e gentios, sendo que até se uniram contra a Igreja do Senhor. Exemplo: At 14.2,5.
O aspecto mais importante neste breve estudo é o que temos registrado no texto de Ef 2.11-22 com destaque para o v.13: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”. Cumprem-se as diversas profecias a favor dos gentios, tais como: Is 9.1 e 42.1. O apóstolo Paulo teve seu ministério direcionado para os gentios levando a bom termo o cumprimento das Escrituras conforme os registros em Atos dos Apóstolos: 9.15; 13.46-48.
Apesar de relacionamentos hostis envolvendo gentios e judeus, temos vasta lista de gentios entre as personalidades bíblicas. Alguns exemplos são: Raabe, Rute, Timóteo, Tito, etc.
O texto de Ef 2.11-22 é rico em detalhes sobre o assunto “gentios”, e a conclusão é: A salvação é para todos, ainda que os primeiros cristãos tiveram alguma dificuldade em entender isso de início. Os cristãos judeus, sendo os primeiros a receber a salvação em Cristo Jesus, pensaram que a salvação não era para os gentios. Depois pensaram que os cristãos gentios deviam obedecer às leis judaicas para serem salvos, e como os cristãos gentios não sabiam distinguir o que deviam ou não deviam cumprir houve excelente reunião em Jerusalém (At 15) que resolveu a questão nestes termos: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram” (“aqueles” = gentios).
a) Rev. Adilson Souza dos Santos
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