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GENTIOS

Você consegue explicar a diferença entre as palavras “gentil” e “gentio”? A primeira significa generoso, amável, cortês, da qual deriva a palavra gentileza; a segunda tem outro significado…
Gentios são os não israelitas conforme conceito bíblico desde sempre, geralmente usado no plural, e alguns textos nos auxiliam nessa compreensão: Is 42.1,6; Mt 5.47; At 4.27 e muitos outros.

No contexto bíblico o termo pode ser usado: para designar uma região que não faz parte de Israel: Is 9.1 e Mt 4.15; como contraste étnico e cultural: Mt 6.7; 1 Ts 4.5; de forma negativa e como indicativo daquilo que não é comum nem recomendável: Ed 6.21; Jr 10.2; Mt 18.17; Gl 2.14; como designação de “mundo”: Ez 30.3; Mt 5.47; Mt 6.7,32; Lc 12.30.

Mesmo antes da nominação ­gentio temos orientação expressa do SENHOR para seu povo (judeu) “não fazer aliança com os moradores da terra” (Ex 34.12), com frequentes repetições. Assim, vamos encontrar no AT e no NT relações hostis entre judeus e gentios.

Mas é palpável o aspecto positivo, principalmente quando se estuda evangelismo e missões, a começar com a Grande Comissão (Mt 28.18-20). Atos 10 e 15 são capítulos exponenciais para o aspecto prático nesse sentido. Somente poucas vezes encontramos relacionamento amigável entre judeus e gentios, sendo que até se uniram contra a Igreja do Senhor. Exemplo: At 14.2,5.

O aspecto mais importante neste breve estudo é o que temos registrado no texto de Ef 2.11-22 com destaque para o v.13: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo”. Cumprem-se as diversas profecias a favor dos gentios, tais como: Is 9.1 e 42.1. O apóstolo Paulo teve seu ministério direcionado para os gentios levando a bom termo o cumprimento das Escrituras conforme os registros em Atos dos Apóstolos: 9.15; 13.46-48.

Apesar de relacionamentos hostis envolvendo gentios e judeus, temos vasta lista de gentios entre as personalidades bíblicas. Alguns exemplos são: Raabe, Rute, Timóteo, Tito, etc.

O texto de Ef 2.11-22 é rico em detalhes sobre o assunto “gentios”, e a conclusão é: A salvação é para todos, ainda que os primeiros cristãos tiveram alguma dificuldade em entender isso de início. Os cristãos judeus, sendo os primeiros a receber a salvação em Cristo Jesus, pensaram que a salvação não era para os gentios. Depois pensaram que os cristãos gentios deviam obedecer às leis judaicas para serem salvos, e como os cristãos gentios não sabiam distinguir o que deviam ou não deviam cumprir houve excelente reunião em Jerusalém (At 15) que resolveu a questão nestes termos: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram” (“aqueles” = gentios).

a) Rev. Adilson Souza dos Santos