Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Março 2020

PEDRO APRESENTA O EVANGELHO

Atos 9.1-48

Deus usa pontes para chegar com o Evangelho a indivíduos, cidades, tribos, nações, etnias, etc. E a principal ponte chama-se pessoas. Foi através dessa ponte chamada pessoas que o Evangelho continuou avançando nos dias da Igreja Primitiva, inclusive além fronteira judaica… Deus não dispensa a ponte chamada pessoas ainda hoje.
Pedro, figura importante neste contexto de Atos dos Apóstolos, uma hora estava em Jope, e daí vai a Lida e Sarona; em seguida volta para Jope, e daí vai a Cesareia… Assim o Evangelho avançava sendo ponte e usando pontes.

Pedro apresenta o evangelho porque é uma necessidade – é o registro do v. 1 ao 8. Paulo ensina em Rm 10.14,15 dessa necessidade e Pedro sabia desta verdade bíblica. Igualmente, Paulo ainda ensina o mesmo princípio em 1 Co 9.16. E esta é a experiência de Pedro: ele está consciente de sua necessidade de pregar o Evangelho, e prontamente atende aos chamados que lhe chegam!
Tanto que sai em várias direções para cumprir ao mandato do Senhor Jesus! Mas a necessidade maior é a do ouvinte, e em nosso texto temos Cornélio e sua família, necessitados de ouvir. Quem é Cornélio? Qual sua experiência?
* Um oficial do exército romano, que comandava um batalhão de soldados – certamente estagiando em Cesareia, capital da província romana;
* Um gentio (cidadão não judeu) já familiarizado com os ensinos do AT e alguns costumes judaicos;
* Homem piedoso e de oração, e mesmo tão ocupado achava meio de se recolher para orar segundo o costume da época: às 9h, às 12h e às 3h da tarde (ler v.2);
* Possuía muitos bons predicados e qualidades, mas não era salvo – necessitava de salvação em Cristo Jesus!
* Possuía bons princípios morais e religiosos (v.22), mas não era salvo – necessitava de salvação em Cristo Jesus!
* Temente a Deus, mas não era salvo – necessitava de salvação em Cristo Jesus!

O fato é que Deus ouviu as orações de Cornélio (ler v.4), mas isto não significa que Deus estava recompensando qualquer mérito, antes, estava guiando Cornélio para que encontrasse a salvação em Cristo Jesus.

Vale lembrar que: O etíope, evangelizado por Filipe, também era religioso, mas não era salvo – necessitava de salvação em Cristo Jesus! Saulo de Tarso, também era religioso, mas não era salvo – necessitava de salvação em Cristo Jesus! Ou seja: Seu filhinho necessita de salvação em Cristo Jesus! Seu vizinho necessita de salvação em Cristo Jesus! Seu amiguinho necessita de salvação em Cristo Jesus! Todos necessitam de salvação em Cristo Jesus! É o caso de Cornélio – ele e sua família necessitavam de salvação!
Continua no próximo boletim.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos