Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

“Alegrai-vos no Senhor”, Filipenses 3.1.

Boletim ABRIL 2016
Por que este versículo? Parece tão isolado no texto… Podemos registrar algumas razões, sim, em que o apóstolo introduz este versículo antes de uma série de advertências contra os falsos mestres. Certamente está relacionado às exortações finais que Paulo trará a partir do verso dois, e, principalmente o capítulo quatro. “Quanto ao mais”, significa quanto ao resto ou finalmente. Isso significa, também, que Paulo já ia finalizar esta carta aos Filipenses mas resolveu escrever um pouco mais.
Outra resposta segura é que o apóstolo vai repetir algumas instruções (conforme versículo 2 ao 21 aqui), e certamente são instruções que já foram dadas aos crentes de Filipos em outra carta ou pessoalmente. E essas intenções de Paulo (de exortar e de repetir ensinamentos) é para a segurança dos seus leitores contra os falsos mestres que já surgiam naquela época.
Outra razão segura, ainda, deste versículo, é que Paulo quer, mais uma vez, registrar o tema geral desta epístola, ou seja, “alegrai-vos no Senhor”, conforme aparece em 1.4 e em outras tantas partes desta carta, mas principalmente em 4.4. E é sobre isto que desejo compartilhar agora:
“Alegrai-vos no Senhor” EM COMUNHÃO. “Irmãos meus”, é uma expressão que revela o amor fraternal de Paulo para com os crentes filipenses. Parece a mim que o apóstolo aqui é tão terno e fraterno como que nos dando o exemplo. E assim devemos ser! E assim devemos viver! Viver em comunhão com os nossos irmãos, chamando-os de irmãos. Nossas fadigas diárias não podem ofuscar essa comunhão de irmãos nem renega-la a um segundo plano. “Irmãos meus” nos traz a ideia de proximidade, de amor, de relacionamento e cumplicidade no Senhor. Inclusive, temos a próxima expressão que é “alegrai-vos no Senhor”. “No Senhor”, é uma expressão que equivale dizer “em Cristo” e juntas essas expressões aparecem 164 vezes nos escritos de Paulo. Nossa comunhão é com os irmãos, sim, “no Senhor”. E nossa comunhão de irmãos no Senhor pode ser experimentada de várias maneiras…
“Alegrai-vos no Senhor” SEM DESGOSTO. Ou seja, nossa alegria no Senhor não será interrompida, mesmo diante da necessidade de instruções sobre os falsos mestres, conforme o apóstolo compartilha aqui. Paulo está dizendo, literalmente, que não tem dificuldades e que não vai evitar o assunto dos falsos mestres pois a nossa alegria no Senhor continua!! No popular, temos alguns assuntos a tratar, é verdade, mas quanto à nossa alegria no Senhor é bola pra frente!! Não vamos abrir mão de nossa alegria por nada nesta vida! Nem por doença, nem por dinheiro, nem pela falta do dinheiro, nem por alguém que tenta nos tirar do sério!!
Vale lembrar que o apóstolo Paulo estava preso quando escrevia esta epístola… Ele ainda registrou: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”, Filipenses 4.4.
a) Rev. Adilson Souza dos Santos