Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”, João 5.39.

 

Já compartilhamos que as Escrituras Sagradas são PALAVRAS DE MEL. Agora desejamos compartilhar que As Escrituras Sagradas são PALAVRAS DE VIDA.

Muitas pessoas, inclusive pregadores, apontam Jo 5.39 como um mandamento de Jesus, mas não é! Vejamos:

O texto revela Jesus explicando sua missão para os judeus, conforme v.15ss, depois de haver curado a um paralítico (v.1-18). Nessa explicação Jesus faz diversas revelações de Si mesmo àqueles judeus… Também busca o testemunho sobre sua autoridade messiânica – ou seja, sua autoridade como Filho de Deus e como Messias:

  • Jesus invoca o testemunho de João, v.33 a 35;
  • Jesus invoca o testemunho de suas obras, v.36;
  • Jesus invoca o testemunho do Pai, v.37;
  • E, por fim, Jesus invoca o testemunho da Bíblia, da antiga aliança – ou seja, do Antigo Testamento (AT), v.39.

Mas aqui não é um mandamento para leitura da Bíblia! Devemos, sim, ler a Bíblia, mas esse mandamento não está aqui. Aqui Jesus está dizendo assim, conforme a versão da NVI: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito”.

O verbo examinar está na segunda pessoa do plural do presente indicativo, “vós examinais”. Não está no imperativo, “examinai”! Uma só consoante no final da palavra faz grande diferença!

E os judeus eram estudiosos da Palavra (do AT), pois o AT era o coração da religião deles. Até construíram o Talmude para facilitar a compreensão… Mas ainda eram cegos para com o Messias e careciam de amor, v.42 e de humildade, v.44.

É como diz certo comentarista: “Conheciam a casca da Bíblia, mas ignoravam a amêndoa que está dentro”. A verdade está aqui: “julgais ter nelas a vida eterna”; “e são elas mesmas que testificam de mim”. As Escrituras do AT revelam o Messias – a vida está nele! Ele é o autor da vida! E nosso texto diz “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. “Julgais ter nelas”nelas, as Escrituras do AT, pois nos dias de Jesus o cânon sagrado não estava completo e não havia ainda a Escritura do Novo Testamento.

E hoje? Não necessitamos de mais evidências além da Escritura, pois o cânon está completo! Temos o AT e o NT, temos a Palavra de Deus! Então, devemos estudar a Palavra. Também devemos buscar uma leitura devocional – “porque julgais ter nelas a vida eterna”. À medida que aprendemos a ler a Bíblia de maneira devocional, ou para a devoção espiritual, passamos a ter necessidade de alimentar das Escrituras como fonte de sabedoria para a vida diária e para e eternidade.

Pois bem. Este versículo que diz “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” é tomado agora porque revela que a ESCRITURA É FONTE DE VIDA. Ou seja, “Aquele que adquire as palavras da lei, adquire para si mesmo a vida eterna”, como costumavam dizer alguns rabinos. Não sejamos como alguns, que conhecem a casca da Bíblia, mas ignoram a amêndoa que está dentro. Já dizia o salmista: “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia”, Salmos 119.92.

Concluindo, convido à leitura de 2 Tm 3.14-17. Não temos Cristo nem vida fora das Escrituras e sabemos que é o Espírito Santo quem ilumina essa vida para nós.

 

Rev. Adilson Souza dos Santos