Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

“Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”, Mateus 4.23.

 

O termo reino aparece 317 vezes na Bíblia e tem vários significados; mas basicamente, reino é território, ou povo que é governado por um rei. Conforme o ensino bíblico, o primeiro a montar um governo assim foi Ninrode, descendente de Noé (Gn 10.8-10), e, no período bíblico, o reino mais próspero foi o de Salomão, que começou a reinar no ano 970 a.C., com apenas 20 anos de idade e reinou por 40 anos! Sua grandeza, seu esplendor e sua magnificência ultrapassaram a todas as expectativas de um reino para aqueles dias!

Mas nosso objetivo aqui é falar de outro reino, de um reino que é identificado de várias maneiras ao longo das Escrituras. É UM REINO QUE: está dentro de nós, Lc 17.21; é dos humildes, Mt 5.3; Jesus orientou a pedi-lo: “Venha o teu reino”, Mt 6.10 e Lc 11.2; João Batista e Jesus disseram que ele “está próximo”, Mt 3.2; 4.17; Mc 1.15; Daniel profetizou que Deus o estabeleceria para sempre na terra, Dn 7.13,14; que já chegou, conforme ensinou Jesus em Mt 12.28; não é comida nem bebida, Rm 14.17; carne e sangue não podem herdar, 1 Co 15.50; deve ser buscado em primeiro lugar, Mt 6.33; é chamado de reino de Deus ou reino dos céus, tanto faz – o evangelista Mateus prefere a expressão reino dos céus (31 vezes), mas Marcos, Lucas, João e demais escritores do Novo Testamento preferem dizer reino de Deus (65 vezes ao todo).

Nosso texto diz que Jesus “Percorria… ensinando… pregando o evangelho do reino. Este ensino “evangelho do reino” aparece três vezes em Mateus (aqui, em 9.35 e 24.14) e três vezes em Lucas (4.43; 8.1 e 16.16), sendo que Lucas acrescenta “de Deus”. A propósito do princípio geral em que Cristo Jesus está semeando as boas novas, quero pontuar aqui dois princípios relacionados ao evangelho do reino:

Primeiro, que “o evangelho do reino” NÃO É VIDA FÁCIL. No período da igreja primitiva a expressão “Jesus é SENHOR” significava muito para aquela sociedade pervertida e subserviente a um reino dominante: significava rejeição blasfema e revoltosa da autoridade do imperador; significava dizer NÃO ao reino dominante – o império romano; significava dizer da existência de outro reino! E a bem da verdade, muitos cristãos foram mortos apenas por declararem “Jesus Cristo é o SENHOR”.

O evangelho do reino não é vida fácil, não! Desde o começo, a luta para permanecer no reino de Deus nunca é descrita como fácil… Você ainda espera vida fácil por causa do evangelho? Alguma coisa está errada em sua crença! Veja 2 Tm 3.1: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis”. Veja também 2 Pe 3.3: “tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões”. Sim! O evangelho do reino não é vida fácil, não!

O segundo princípio é: “o evangelho do reino” É DO REI JESUS! Nossas esperanças se firmam mais no REI do que no reino propriamente dito, porque Jesus é rei! São três os ofícios de Cristo: profeta, sacerdote e REI! Logo após seu nascimento houve quem procurasse o REI DOS JUDEUS (Mt 2.1-3). Jesus é Rei! E por conta disso, o reino dominante, capitaneado por Herodes, levou a cabo a matança dos inocentes – Mt 2.16ss.

Mas, o evangelho do reino apresentou seu REI ao mundo na “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém: Mt 21.1ss. “Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”, v.9. Sim!  Cumpriu-se a Escritura: “Eis aí te vem o teu Rei” (profeta Zacarias 9.9).

Este reino, triunfalmente, será estabelecido na volta de Cristo! Por isso cremos. Cremos, sim, não no homem, nem na autoridade humana; não tanto no reino, mas no próprio Rei – o Rei dos reis, o Senhor dos senhores – Ap 17.14: “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”; Ap 19.16: “Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”; e por fim, Ap 11.15: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. O evangelho do reino é do SENHOR JESUS!

Rev. Adilson Souza dos Santos