Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Jn 3.1-4, NECESSIDADES DO HOMEM – introdução

Quando lemos o livro de Jonas devemos, em primeiro lugar, lembrar sobre a cidade de Nínive – Nínive era a capital do Império Assírio, um Império que dominou o mundo por mais de 300 anos (900 – 612 a.C.).

  • Foi da cidade de Nínive que Salmanaser III começou a diminuir Israel;
  • Foi da cidade de Nínive que Adade-Nirari recebeu tributos de Israel;
  • Foi da cidade de Nínive que Tiglate-Pileser deportou a maior parte de Israel;
  • Foi da cidade de Nínive que Salmanaser V sitiou Samaria – e assim por diante. Mais informações no Manual Bíblico de Henry H. Halley (Edições Vida Nova, 1979, página 324).

E agora Deus chama a um profeta de Israel, Jonas, para prolongar a vida de uma nação inimiga! Não, não admira que Jonas tenha fugido para a direção oposta!

  • Jonas tinha medo de uma poderosa máquina militar! Uma máquina de conquista e de mortes!
  • Jonas tinha receio de uma nação brutal e implacável e que alargava os seus domínios!
  • Jonas não queria que os dias de Nínive se prolongassem diante de Deus…

Mas Deus queria!

  • Deus sempre esteve interessado em outras nações.
  • Deus sempre quis revelar que temos necessidades, e Nínive, mesmo sendo uma cidade brutal e implacável, tinha suas necessidades. Isso ilustra bem de perto as nossas necessidades hoje e queremos compartilhar, então, sobre as necessidades do homem.

OUVIREm primeiro lugar, o homem tem necessidade de OUVIR a pregação da Palavra. Nosso bom Deus sempre usou o método da pregação para alcançar nações e homens perdidos:

  • Podemos citar Noé, que foi um grande pregador. A Bíblia diz que Deus “não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios”, 2 Pedro 2.5.
  • Salomão também foi um grande pregador, aliás, um dos mais notáveis pregadores do Antigo Testamento, e conforme Ec 1.1,12 ele mesmo se identifica como tal: “Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém”; “Eu, o Pregador, venho sendo rei de Israel, em Jerusalém”.
  • E agora apresentamos Jonas, um dos pregadores mais bem sucedidos da história bíblica – enquanto Noé gastou cerca de 100 anos pregando e alcançou apenas a sua família, Jonas em poucas horas alcançou toda uma cidade – e que cidade! Cidade rebelde! Cidade brutal! Cidade implacável! Cidade inimiga!

Não estamos aqui para avaliar a qualidade ou os resultados dos pregadores, mas para afirmar que o povo necessita de pregadores!

  • Nos dias de Noé povos e nações ouviram a sua pregação e tiveram oportunidade de arrependimento. Não se arrependeram, é verdade, mas ouviram; ouviram, sim, um pregador enviado por Deus!
  • Nos dias de Jonas, porém, ele foi enviado para uma cidade que necessitava ouvir a pregação da Palavra de Deus: “Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo”, Jn 3.1,2.

Aquela cidade necessitava da pregação! Há um cântico que diz “Todos necessitam…”. E Romanos 10.14 nos ensina: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”.

Assim como Nínive, uma cidade rebelde e que o pecado grassava em todas as direções, ainda hoje todos necessitam ouvir a pregação da Palavra de Deus.

ARREPENDERAs pregações que ouvimos é para ficarmos de pé; as pregações que ouvimos é para termos oportunidade de arrependimento…

A reação dos ninivitas diante da pregação de Jn é uma grande lição de vida para nós hoje. Sim, nos dias de Jonas uma cidade inteira aceitou a oportunidade de arrepender-se. Vejamos:

  • Leia Jn 3.5ss. Para aquela cidade não valia a pena desobedecer – para ninguém vale a pena desobedecer… A cidade rebelde agora se curva ante à Majestade! A cidade inimiga agora é amiga de Deus! “Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor”, v.5.
  • Assim como os ninivitas, temos necessidade de ficar de pé em atitude de arrependimento… Por isso, ARREPENDE-TE! Foi o próprio Cristo, nosso querido Salvador, que proclamou a alto e bom som: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”, Marcos 1.15. Sim! “Arrependei-vos e crede no evangelho”!
  • Agora leia Jn 3.10: “viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho…”. Isto mesmo. Deus vê o que você faz; Deus vê o que você pensa; Deus vê o que você vê; Deus vê onde você anda… Deus tudo vê! Deus vê, inclusive, a sua necessidade de arrependimento. “Arrependei-vos e crede no evangelho”! 
  •  

ORAÇÃOQue precisamos OUVIR a pregação da Palavra, é verdade; que precisamos buscar arrependimento, também é verdade – mas tudo isso é possível quando nos prostramos de joelhos numa vida de oração!

A Bíblia tem várias instruções sobre oração – exemplos sem fim de como se deve orar e respostas à oração.

Deus sabe de todas as coisas, e sabe mesmo; mas o que Deus mais sabe é que não vai permitir que você ande fora do dever de orar.

A oração precede o trabalho para Deus; a oração vem antes da pregação do Evangelho; a oração precede o arrependimento – a oração precede a tudo. Um exemplo:

  • Jonas de joelhos! Leia Jn 2.1ss. Até então Jonas não havia orado ao Senhor – pelo menos não temos registro disso.

Faço um parêntese e comento: Jonas havia falado aos marinheiros quando explicava sua malfadada missão e até deu sua opinião acertada sobre a grande tempestade que abalava aquela embarcação; nesse meio tempo houve conversões, conforme registro em Jn 1.16. Então podemos afirmar que Jonas foi um pregador missionário bem sucedido, pois ainda mesmo antes de orar, até mesmo antes de pregar, já havia conversões… Mas a sua real missão estava por vir…

E agora Jonas ora! Leia toda a oração de Jonas em 2.1-10. Conforme Stuart Olyott (conferencista na Fiel 2011), “orar é contar a Deus tudo o que está no teu coração”. Foi isto que Jonas fez! E podemos orar a Deus de qualquer lugar – até no ventre de um grande peixe!

Jonas não era perfeito – como também eu não sou perfeito, e você não é perfeito – mas ele experimentou um verdadeiro arrependimento, genuíno e real arrependimento quando resolveu orar a Deus.

Não sabemos qualificar nossas orações… Mas o princípio é um só: ORE! A oração de Jonas precedeu o seu efetivo serviço no Reino de Deus e sua missão de pregador em Nínive, o que também lhe assegurou pleno êxito. Sim, ORE! Ore que Deus salva! Deus salva os incrédulos pelo poder da oração.

Concluindo, registro que nossa necessidade maior é orar. Jonas orou e Deus respondeu: Respondeu em 2.10, em 3.5 e em 3.10.