Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Março 2018

Bíblia – visão geral

Texto bíblico: 2 Tm 3.14-17

“Um evangélico crê na obra graciosa do Espírito Santo no crente, mas afirma que o Espírito não age sem ou contra a verdade da Bíblia”, Graeme Goldsworthy. Verdade, pois a convicção da autoridade da Bíblia para nós é fundamental e afirmamos isto com muita ênfase.

Neste momento desejamos uma visão geral das Sagradas Escrituras, e mesmo que isto seja elementar torna-se necessário para sabermos de que se trata, pois é uma breve apresentação do Santo Livro.

ÚNICA. Podemos afirmar que a Bíblia é a única palavra do Deus único e isto é uma premissa básica no meio evangélico, principalmente sob a égide da Reforma Protestante. Enquanto alguns esboçam o relativismo e o racionalismo, a fé evangélica é fiel às Escrituras tal qual a temos, por se crer, definitivamente, que a singularidade das Escrituras resulta da unicidade de Deus. Louvado seja Deus! Ainda nessa compreensão de única declara-mos ser a Bíblia nossa “regra de fé e de prática”, conforme a Con-fissão de Fé de Westminster; também afirmamos ser a Bíblia uma só, apesar das suas muitas versões e edições as mais variadas.

ETIMOLOGICAMENTE a palavra biblia significa “os livros” (em grego), e esse termo “biblia” não se encontra nas páginas da Bíblia, sendo de origem eclesiástica – credita-se a João Crisóstomo (patriarca de Constantinopla, entre 398 e 404 A.D) a aplicação do termo aos livros sagrados.

CONTEÚDO. A Bíblia Sagrada contém 66 livros que foram escritos por 36 autores em 16 séculos. O Antigo Testamento (AT) possui 39 livros e o Novo Testamento (NT) possui 27 livros. É muito importante aprender a ordem dos livros em cada Testamento para facilitar a consulta. A leitura da Bíblia enche o coração de confiança; dá poder para a prática da oração; oferece alegria e paz; torna o crente mais forte; é o verdadeiro alimento espiritual; dá sabedoria, e muito mais.

APLICAÇÃO. A Bíblia é a Palavra de Deus escrita para apontar a salvação em Cristo Jesus; todo o seu conteúdo gira em torno desta verdade: Jesus Cristo, o Salvador.

Convidamos a todos para mais conhecimento sobre este assunto, a Bíblia, em nossos estudos de quinta-feira.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos