Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Junho 2019

A SOBERANIA DE DEUS e as frustrações humanas
Isaías 40.12-31

A caminhada do cristão por esse mundo é intensamente afetada por tribulações e frustrações. São enormes a quantidade de situações que vivenciamos com potencial de minar nossa alegria, a saber: problemas financeiros ou de relacionamento familiares, dificuldades no trabalho com colegas, patrões ou funcionários, enfermidades, etc.

É certo que os planos de Deus não se alinham com os nossos. E nesse sentido, é triste ouvir daqueles que dizem pertencerem aos arraiais de Cristo, negativas quanto as verdades fundamentais do Cristianismo. Dentre tantas, a rejeição quanto a legitimidade de um crente verdadeiro passar por sofrimentos.

Ao contrário do que temos a tendência de fazer, o apóstolo Paulo nos ensina que devemos glorificar a Deus também nas tribulações (Rm 5.3), uma vez que elas produzem perseverança e amadurecimento espiritual. No sofrimento o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações, de modo que somos convencidos de que Ele nos ama apesar de tudo que estamos passando.

A perseverança, por sua vez, produz crentes maduros, experimen-tados, adulto na fé (Rm 5.4). Não há escola melhor para levar o cristão aos pés da cruz do que a fornalha da aflição.

O cristão precisa diariamente aprender a abraçar completamente a verdade que Deus é soberano sobre todas as coisas, em todo lugar, e em todos os tempos. Ele controla os homens, sustenta suas ações, e cada evento que acontece nesse mundo, desde antes da fundação do mundo.

O alvo da soberania de Deus é direcionar toda a história até o seu predeterminado e glorioso fim. Portanto, tudo o que vem a acontecer no tempo, é exclusivo resultado pretendido por Deus. Via de consequência, nossas aflições são também parte do plano original e estão todos ordenadas em quantidade e objetivos que somente o Altíssimo pode explicar.

Tais verdades do evangelho servem de consolo ao verdadeiro cristão. Conforme diz Paulo (Rm 5.4), as lutas cristãs fomentam a esperança no cuidado que temos recebido do Criador.

Assim, passamos a ter fé de que Aquele que nos trouxe a esta situação prometeu sustentar-nos sob ela e conduzir-nos através dela e tudo irá, seguramente, contribuir para sua glória. Mesmo quando a situação vivida indica o contrário, o profeta Isaías nos adverte a descansar no Senhor (Is 40. 29-31).

a) Teuller Pimenta Moraes