Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Fevereiro 2020

UMA VISÍVEL TRANSFORMAÇÃO

O texto de Atos 9.1-30 expõe a conversão de Saulo de Tarso – conversão é uma transformação ou metamorfose a partir de uma experiência pessoal com Cristo. Essa conversão foi um acontecimento de máxima importância na história da Igreja e na história do mundo, sim, e por três vezes está registrada no livro de Atos: capítulos 9, 22 e 26.

Foi uma visível transformação de um homem religioso. Verdade é que Saulo de Tarso era classificado como um homem extremamente religioso, mas ser religioso não significa ter a salvação. Era judeu de nascimento; recebeu influência da cultura grega em Tarso; e adquiriu formação religiosa e conhecimento das Sagradas Escrituras como estudante em Jerusalém.

Mesmo com sua religião judaica e convicto de seus princípios, Saulo era pecador como qualquer outro e não era convertido ao cristianismo. E somando a seus pecados ele confessa ainda estes: At 22.4,5 e 26.9-11. “Respirando”, em At 9.1, traz a ideia de um cavalo de guerra, respirando forte – o próprio hálito de Saulo era a essência do ódio e da brutalidade. Ele mesmo diz em 26.11 que estava “demasiadamente enfurecido contra eles”. O fato é que esse homem religioso e perseguidor da Igreja experimenta a poderosa salvação em Cristo Jesus, e conhece a vida eterna.

A visível transformação de Saulo o faz conhecer a nova vida. É o que nosso texto registra em primeiro plano! Apesar de sua vida zelosa na religião, que o incentivava a torturar sem escrúpulo ou peso na consciência; apesar de sua vida reta e irrepreensível, do ponto de vista de sua religião; seus pecados denunciavam a necessidade de transformação – e isto aconteceu numa de suas saídas ferozes para perseguir a Igreja do Senhor (9.2). Ou seja, Saulo teve um encontro com Jesus. Um encontro transformador! De perseguidor do Caminho a um membro do Caminho; de perseguidor do Caminho a perseguido, por causa do Caminho. O orgulhoso perseguidor entra em Damasco para depois de três dias receber nova luz, nova visão, santidade e consequente nova vida. Que maravilha! Saulo de Tarso agora não é mais o mesmo! Essa transformação é confirmada pelo recebimento do Espírito Santo (9.17) e do batismo (9.18).

O homem religioso e perseguidor experimenta a poderosa salvação em Cristo Jesus e é chamado para o ministério. Para Saulo foi mais que conversão. O Senhor enviou Ananias até Saulo (9.15), e o próprio Paulo relata isto adiante em 26.15-18. Sua missão pessoal é a mesma dada aos apóstolos, conforme Mt 28.19 e At 1.8, e o novo Saulo não perdeu tempo: At 9.19,20 e 26.19,20.
A vida de Saulo de Tarso jamais foi a mesma, já que passou por uma visível transformação quando ia para a cidade de Damasco.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos
Pastor da Igreja