Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Abril 2020

Isolamento Social

“O Senhor é a minha força”

As pessoas do mundo inteiro, nestes dias, semanas e meses, vivem o isolamento social e isto parece ser coisa nova, parece ser algo sem precedente na história da humanidade. Mas não é! O isolamento social sempre existiu e sempre ocorreu, seja com menor ou maior influência.

Já por definição se tem melhor compreensão do assunto, pois isolamento social é um comportamento no qual um indivíduo ou um grupo, de forma voluntária ou involuntária, deixa de participar de atividades sociais como trabalho e entretenimento.

Quer seja por fatores ideológicos, religiosos ou outros, o isolamento social foi uma busca constante no período medieval. Os eremitas dos séculos XII e XIII, por exemplo, se esforçavam por viver uma vida ascética ou monástica e requeriam até mesmo a vida de penitência, e isto sob a marca do isolamento social.

Este fenômeno chamado isolamento social não é coisa nova. Além das razões impostas por epidemias, como a que vivemos atualmente, e outras tais, temos vários exemplos do período bíblico, sendo um deles o do rei Uzias. O registro bíblico em 2 Reis 15.1-7 e 2 Crônicas 26.1-23 permite dizer que o rei Uzias viveu um isolamento social e isto por força das circunstâncias. Quando este rei se tornou poderoso e famoso (durante seu reinado viveram alguns profetas como Isaías, Amós e Oséias) também ficou orgulhoso e desobedeceu a Deus: quando tentou usurpar o sacerdócio “a lepra lhe saiu na testa” (2 Cr 26.19) e isto foi o bastante para morar “numa casa separada” (v.21) – isolamento social!

Nos dias atuais temos pessoas que vivem o isolamento social involuntário que vai além das razões impostas pelo COVID-19. São pessoas com “transtorno de ansiedade social”, com “stress pós-traumático”, ou com “trauma psicológico”, ou “enfermo”, ou com alguma “deficiência” e assim por diante. Isolamento social existe, sim! E as pessoas desses grupos continuarão no isolamento social mesmo quando a pandemia corona vírus passar…

Esta pandemia vai passar. E devemos nos esforçar, desde já, para superar quaisquer sequelas. Por isso precisamos nos alimentar espiritualmente e isto exige esforço, muito esforço individual, especialmente agora quando não temos nossos cultos regulares.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos