Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Abril 2019

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”

1 Timóteo 4.16

Relaxamento é comportamento comum. É atitude positiva quando, a favor de outrem, favorece ou abranda. Mas pode significar frouxidão ou negligência. E neste último sentido, quando aplicado a nós mesmos, altera nossos valores e negli-genciamos os melhores conceitos de nosso comportamento.

Por exemplo, no texto acima temos a recomendação: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”. Ora, não devemos negligenciar este conceito, pois seu sentido real é que devamos apegar, fixar nossa atenção sobre. Ou seja, “cria o hábito de dar atenção constante a ti mesmo” (Williams). E o contexto aqui é claro, muito claro: não devemos ser relaxados com a doutrina.

Doutrina significa ensinamento ou instrução; e neste caso é o conjunto de valores da fé cristã, é a revelação inteira da verdade cristã, conforme ensinada nas Escrituras Sagradas.

Em outras palavras, quando relaxamos no cuidado próprio e na doutrina corremos perigo suficiente para não defender a ortodoxia. Daí o apóstolo Paulo trazer este apelo para Timóteo e para nós: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”. Estava em jogo, naqueles dias, a resistência à heresia gnóstica; enquanto hoje, temos tantas outras heresias rondando nossos arraiais. O apelo é, portanto, oportuno e necessário.

Amado irmão, “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” e não negligencie a santificação. A santificação é uma obra de Deus em nós, sim, mas esta obra requer nossa cooperação (ver Fp 2.12) e obediência constantes. Preciso estar vigilante e cuidando de mim no que tange minha vida cristã.

Quantas pessoas investem fortunas com academia e “técnicas de relaxamento” para o corpo e para a mente! Enquanto outras são totalmente negligentes com sua vida cristã…

“O cristão não está apenas interessado em seu bem-estar e consolo pessoal. O cristão é alguém interessado na glória de Deus”, Martyn-Lloyd-Jones.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos