Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Acesso o boletim em PDF clicando em boletim-outubro-2016

A VIDA CRISTÃ É CHEIA DE AÇÃO – 1 Timóteo 6.11-16

Convido você para meditar um pouco neste texto, onde o apóstolo Paulo orienta a Timóteo sobre a vida cristã. É fácil perceber que a tônica aqui é a ação necessária na vida de cada crente.
E em primeiro plano o apóstolo orienta a FUGIR: “Tu, porém, ó homem de Deus, foge”, v.1. Conforme breve consulta, sabemos que “foge” está no imperativo presente e implica numa ação contínua – Continua fugindo! Não pare de fugir! Este fugir tem o sentido de buscar segurança pela fuga – não é ser fracote, mas buscar evitar algo. “Foge destas coisas”! Que coisas, meu Senhor? Principalmente do que se trata no parágrafo anterior, onde encontramos o problema das riquezas, especialmente a avareza – ler v.9,10. Na verdade, o interesse da grande maioria não é fugir, mas correr para encontrar-se com as riquezas e não raro com espírito de avareza, e te convido a pensar na importância da família, da saúde, do Reino de Deus, pois tudo isso deve estar acima das riquezas, e, principalmente, da avareza.
Em seguida, a orientação é para SEGUIR: “antes, segue a …”, v.1. O termo “segue” também está no imperativo presente e implica numa ação contínua – Continua seguindo! Não pare de seguir! Mas, seguir o quê, meu Senhor? Meu irmão, segue aquilo que molda o seu caráter! Segue aquilo que molda sua espiritualidade verdadeira: Segue a justiça – é o mesmo que retidão. É com esta qualidade que o homem se torna santo e justo, ou seja, sem defeitos morais. Segue a piedade – é o mesmo que “sincera fé e ação religiosa”. Segue a fé – é a fé subjetiva, é a entrega da própria vida a Cristo Jesus. Segue o amor – é o amor ágape, aquele amor que nos capacita a cuidar dos outros como cuidamos de nós mesmos. Segue a constância – é a perseverança, que quer dizer continuação no progresso espiritual, a despeito de todas as dificuldades que possamos ter. Segue a mansidão – é ser cheio de consideração, e significa ser gentil, humilde e manso. Devemos buscar o exemplo de Cristo, que “quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças”, (1 Pe 2.23).
Outra ação necessária é COMBATER: “Combate o bom combate da fé”, v.12. Isto significa lutar, agonizar, e aqui está em foco a luta espiritual – essa ação constante que devemos ter. Em outras palavras: combate o combate abençoado da vida cristã, sim, sob o comando da Bandeira de Cristo Jesus! Sugerimos leitura em Fp 3.12-16.
Por fim, o texto nos convida para a ação de GUARDAR: “guardes o mandato imaculado…”, v.14. “Guardes” é o mesmo que preservar, cuidar ou observar a fim de cumprir. E aqui, em primeiro plano, é o ministério pastoral confiado a Timóteo e também se refere à fé cristã, ao sistema cristão de doutrina. É importante esta ação cristã de guardar (a salvação), pois temos muitos assaltantes da fé cristã: Satanás ataca; a carne ataca; o mundo ataca; os falsos profetas atacam; homens ambiciosos atacam e assim por diante, cada um com a sua própria realidade e sutileza.
Concluindo, afirmamos que a doxologia (v.13-16) é sugestiva, pois a ação ensinada aqui não é um ato isolado, mas algo para a vida toda: “até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”, v.14.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos