Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Acesse nosso boletim em pdf clicando em Boletim JULHO 2016

A Bíblia, simplesmente

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”, Salmos 119.9.

Nosso mundo sempre foi irreverente, impuro e opressor, principalmente sob a ótica dos mais velhos que zelam pelo bem dos mais novos – dos filhos, dos jovens, dos adolescentes, etc. E por isso mesmo, o cuidado através de conselhos, orientações e correções são frequentes visando o andar puro de nossa juventude. Esse cuidado na direção da juventude não é coisa nova, não é modismo do século XXI, não é característica de “pais ultrapassados” ou de uma igreja retrógada – é cuidado ensinado nas Escrituras! A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, está repleta de conselhos e orientações nessa direção e basta citar algumas referências para comprovar isto: Sl 119.9; Pv 3.11; Pv 7.11; Ec 12.1; Hb 12.5; 2 Tm 2.1.
Pois bem. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”, Salmos 119.9. Temos aqui um dos mais esplendorosos conselhos para um jovem – a Bíblia, simplesmente! Do ponto de vista cristão afirmamos que nossa juventude está secularizada, talvez com a consciência cauterizada como nunca na história em relação aos valores morais, éticos e cristãos, mas nunca é tarde, nunca é pouco, nunca é repetitivo, nunca é demais fazer a pergunta do salmista (“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”) e responder como ele mesmo respondeu: “Observando-o segundo a tua palavra”, Salmos 119.9.
Eis as palavras do reformador e comentarista da Bíblia, João Calvino, sobre esse versículo: “Visto que a juventude é a época da vida que coloca os homens em uma encruzilhada e torna imprescindível que eles escolham o curso da vida que pretendam seguir, o salmista declara que, quando uma pessoa assume a orientação de sua vida, nada lhe será vantajoso, se não adotar a lei de Deus como sua regra e guia”. Então, querida juventude, não abra mão da Palavra de Deus por nada nesta vida! Seja qual for a escolha nessa encruzilhada da vida (a juventude) a Bíblia não pode ser desprezada. Sim, juventude, guarde puro seu caminho “observando-o segundo a Tua Palavra”, Salmos 119.9.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos