Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Nosso texto bíblico é Marcos 10.18: “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus”.

Em nossa Igreja Presbiteriana Central em Campo Grande temos estudado sobre a graça nos últimos dias – e já aprendemos que graça, misericórdia, amor, generosidade e paciência são manifestações exatas da bondade de Deus. Nesse sentido algo curioso é a diferença entre misericórdia e graça:

  • A misericórdia deixa de dar ao pecador culpado aquilo que ele merece – ou seja, a misericórdia não aplica ao pecador a punição eterna pelos seus pecados cometidos.

  • Já a graça dá ao pecador culpado aquilo que ele não merece – ou seja, a graça outorga ao pecador a vida e a salvação, conforme o ensino em Efésios 2.8,9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Isso é algo curioso de tal forma, que ambas as manifestações, misericórdia e graça, são variações da mesma qualidade divina – a bondade. E nosso texto bíblico acima diz: “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus”. Por isso desejamos compartilhar um pouco sobre A BONDADE DE DEUS.

Em primeiro lugar, queremos afirmar que a bondade de Deus é um atributo.


Bondade é uma qualidade de Deus, é um atributo divino. Em nosso texto bíblico, Marcos 10.18, quem responde e instrui ao jovem rico é Cristo Jesus homem. E sabemos das duas naturezas de Cristo Jesus: cem por cento homem e cem por cento Deus – totalmente Deus e totalmente homem! Aqui, em Marcos 10, Jesus está num contato e relacionamento direto com as pessoas na qualidade de homem. Portanto, não há conflito em dizer “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus”.

É como se Jesus dissesse ao moço rico: “Se você me considera apenas um homem, mesmo que Mestre, não posso aceitar este título qualificativo de bom”. Ou seja, Jesus não nega sua divindade – ele está apontando a Deus para esse moço! Apontando a Deus, sim, o único bom! Ainda que as qualidades de Deus sejam, também, qualidades de Jesus, sabemos disso!

  • Deus é bom no sentido absoluto. Sua graça, sua misericórdia e amor, sua paciência, sua generosidade – nada disso tem limites!

  • Deus é bom: “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”, Sl 34.8. “Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR”, Salmos 33.5.

Sim, amados! Bondade é um dos atributos morais de Deus, assim como são a santidade e a justiça de Deus, dentre outros atributos. E, digamos, dentro do atributo bondade de Deus existe amor, graça, misericórdia, paciência, generosidade, etc. porque Deus não é apenas o maior dos seres, Ele é o melhor de todos os seres! Sim, Deus é originalmente bom! Sim, Deus é necessariamente bom! Sim, Deus é imutavelmente bom!

Além da bondade ser um atributo divino, em segundo lugar notamos que a bondade de Deus se manifesta.

 

Sim, a bondade de Deus é grande e se manifesta principalmente à sua igreja – leia-se os textos bíblicos: Salmos 31.19 e 86.5 e Lamentações de Jeremias 3.25.

A bondade de Deus também se manifesta no suprimento das necessidades temporais. Tanto é, que essa bondade se confunde com a graça comum conforme podemos apreender da leitura em Atos 14.17 (leia-se), onde Paulo, em Listra, faz sua defesa quando foi chamado de Deus Mercúrio…

A bondade de Deus ainda se manifesta no perdão aos pecados. Um exemplo disso é a declaração do rei Ezequias em sua oração quando na celebração da páscoa: 2 Crônicas 30.18,19. “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores”, Salmos 25.8.

São tantas as manifestações da bondade de Deus! E são tantos os textos bíblicos nessa direção! Mas quero lembrar que a bondade de Deus se manifesta conduzindo o homem pecador ao arrependimento – Romanos 2.4 diz: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”.

Conclusão


Concluindo, devemos exaltar a bondade de Deus conforme Salmos 107.8: “Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!”. Sim, devemos render graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas! “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus”, Marcos 10.18.

Com carinho,

Rev. Adilson Souza dos Santos