Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Setembro 2017

“Somente Cristo”

Estamos “respirando” as comemorações dos 500 ANOS da Reforma Protestante, e é oportuno lembrar que um dos postulados dessa Reforma é “somente Cristo”. O que estamos pregando e ensinando ainda hoje é que a Reforma trouxe aos homens o Evangelho puro e simples dos apóstolos, conforme está ensinado na Bíblia desde sempre. Concomitantemente, outro postulado da Reforma é “somente a Escritura”. Ou seja, todo o ensino cristão reformado é, necessariamente, bíblico.

Quando pregamos e ensinamos o “Solus Christus” estamos pregando e ensinado que a salvação é somente por Cristo Jesus! Em outras palavras, a teologia reformada ensina pela Escritura que somente Cristo é o único Salvador. Alguns textos bíblicos:
Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”; Romanos 5.8: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”; Romanos 8.1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”; 1 Timóteo 2.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Sim, irmãos e irmãs! Quando pregamos e ensinamos “somente Cristo” também queremos dizer que o pecado existe, e foi isto que João entendeu quando apontou para Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”, João 1.29. Quando pregamos e ensinamos o “Solus Christus” estamos pregando e ensinado que as boas obras não salvam: “(a salvação) não vem de obras, para que ninguém se glorie”, Efésios 2.8.

Quando pregamos e ensinamos o “Solus Christus” estamos dizendo que Jesus pagou na cruz pelos nossos pecados: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós (…) removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”, Colossenses 2.14.
Por isso e muito mais anunciamos o convite de Jesus, o Salvador: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mateus 11.28.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos