Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Novembro 2018

PERMANECER EM JESUS

João 15.1-10

Este texto é uma alegoria, onde Jesus traz instruções sobre o amor mútuo e o relacionamento do crente com o mundo e ensina, também, sobre nossa permanência em Cristo Jesus.

Videira verdadeira lembra a alegoria encontrada em Is 5.1-7. Jesus mesmo se identifica, “Eu sou a videira verdadeira”, e se apresenta como o Israel verdadeiro e ensina que é somente vivendo em união com Ele que o crente pode produzir um fruto que agrade a Deus. Jesus é a videira verdadeira, e o Pai é o agricultor, o fazendeiro.

Os Ramos. Nós somos os ramos (ler v.5), e o objetivo da videira é produzir fruto. Ora, se não produz, é como está no v.2: limpa! Limpar, neste v.2, não é o mesmo que cortar, pois cortar aqui é julgamento, separação. Mas significa podar, que é um processo doloroso, e refere-se à disciplina dos crentes por meio da qual crescem em santidade.
O Fruto é o produto do ramo da videira. E aqui não se milita à justiça e santidade, mas inclui também a evangelização.

Permanecer é o termo principal do texto, tanto que aparece onze vezes desde o v.4 até o v.10. Permanecer significa ficar: dentro, perto, em volta. Permanecer é continuar sendo; é prosseguir existindo; é insistir com pertinácia, persistir; é manter-se ou conservar-se. É como está em Jo 6.56 (ler) e aqui no v.2: “estando em mim”. Estando em Jesus, permanecendo em Jesus, continuar sendo com Jesus! Isto lembra a arte de permanecer casado. Isto lembra a arte de permanecer conectado.

Permanecer com Jesus, então, É ESTAR EM COMUNHÃO COM ELE. Devemos expressar gratidão diária por permanecermos em Jesus, o Senhor – este é o permanecer interior. “Permanece em mim, e eu, nele” (v.5) é um relacionamento de união e comunhão íntima, que forja o caráter conforme Cristo. Este deve ser o querer de cada crente! Isto nos leva a uma vida de oração e resposta, conforme v.7.

Permanecer em Jesus também É ANDAR ASSIM COMO ELE ANDOU – este é o permanecer exterior. Devemos ler 1 Jo 2.6 que diz: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. Significa viver em união com Cristo Jesus e não andar nas trevas. Esse deve ser o nosso padrão regular e diário e nossa conduta cristã.

Ler v.9: maravilhosamente, o amor de Cristo por seu povo é uma extensão do amor dentro da Trindade eterna (17.23). Foi assim que Jesus andou – em amor! Assim devemos andar – em amor! Ler v.10: andar como Cristo andou é obedecer à lei moral de Cristo e imitar Cristo!

Quando, efetivamente, permanecemos em Cristo Jesus, uma lição primorosa vem à tona: Quem permanece em Cristo não vive pecando. Ler 2 Jo v.9 e 1 Jo 3.6: literalmente significa “não continua em pecado constante”.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos