Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando neste botão Boletim MARÇO 2017

O Pecado de Noé Ensina – Gn 9.18-29

Indo direto ao assunto, em nosso texto o destaque vai para o pecado de Noé, e queremos anotar três lições, a saber:

1. Jamais estamos imunes ao pecado e às tentações.

Em 9.21 diz que Noé “embriagou-se e se pôs nu”. Eis aqui, nas Escrituras, a primeira referência feita a respeito desse horrendo pecado – o envolvimento com a bebida ou pecado da embriaguez. O grande Noé que “achou graça diante do SENHOR” (Gn 6.8), encontra-se embriagado. O mesmo Noé, que é citado na Bíblia 47 vezes, mas principalmente, que era “divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus” (Hb 11.7). Sim, Noé que “era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos” (Gn 6.9) e “andava com Deus”, Gn 6.9. Que estado esse de Noé, o único homem justo e o pregador da justiça! Isto ensina que jamais estamos imunes ao pecado e às tentações, pois “não há justo, nem um sequer”, Rm 3.10.

2. O nosso pecado poderá dar ocasião a que outros cometam pecados.

Mesmo dentre os familiares, como nosso texto revela: o pecado de Noé levou seu filho Cam a pecar e ninguém deve se encher de razão e transferir responsabilidades nesse assunto – jamais! Adão, lá no Éden, tentou isto – foi em vão. Cam poderia acusar seu pai de bebedeira – mas nada adiantaria, e não cobriria seu pecado. Cuidado, meu irmão! O nosso pecado poderá dar ocasião a que outros cometam pecados. O pecado da defraudação; o pecado do suborno; o pecado do lucro fácil; o pecado da mentira, etc. Até mesmo pequenos deslizes poderão acarretar perigos graves – mesmo que esses pequenos deslizes sejam cometidos apenas em família…

3. A imparcialidade com que Deus pune o pecado.

Pecado é pecado, e com o pecado não se brinca. Ponto! A essa altura, Cam e seus irmãos já eram casados e sabiam como se comportar. E o comportamento de Cam foi desrespeitoso para com o seu pai, recebendo por isso a maldição. Seu comportamento foi com olhar malicioso e desonesto para com seu pai – moralmente errado e intencional – por isso a punição com a maldição de seu pai. Deus é imparcial, sempre. E enquanto os dois irmãos foram abençoados, Cam foi amaldiçoado. Enquanto dois irmãos herdam bênçãos, um herda maldição. Em, 9.26 diz: “Bendito pelo Senhor meu Deus seja Sem”. Começando por Abraão e chegando-se até Cristo Jesus, a salvação foi trazida à terra mediante os semitas – os descendentes de Sem.
Finalizamos esta breve análise afirmando que podemos e devemos minimizar as “oportunidades” para pecar: Não vamos dar lugar à carne, nem vamos “embarcar” no pecado dos outros.

a) Rev. Adilson Souza dos Santos