Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Maio 2019

CRISTO É SUFICIENTE

Colossenses 2.8-23

A doutrina da suficiência de Cristo é amplamente ensinada no Novo Testamento, mas tem muita gente hoje procurando mais, procurando de alguma forma “completar” Cristo tal qual os falsos mestres na época do apóstolo Paulo – Colossenses foi escrita principalmente para ensinar que Cristo é suficiente.

Por exemplo, Paulo ensina que Cristo “é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste”, 1.17. Aqui tudo e todas as coisas são termos inclusivos: nada está fora de Cristo; nada escapa a seu domínio. Não existe ninguém, além de Cristo, que seja antes de todas as coisas! Subsiste significa reunir, constituir, compor. Tudo! Toda a unidade e ordem do universo: Cristo é o sustentador de tudo e de todas as coisas! 2.9,10. Paulo também ensina que Cristo “é a cabeça do corpo, da Igreja”, 1.18. Cristo é simplesmente preeminente, e isto é inerente à sua natureza! O ensinamento bíblico é claro: não precisamos de aditivo espiritual se estamos em Cristo!

Filosofia não completa Cristo – Cristo é suficiente! Ler 2.8,9. Não estamos condenando o estudo filosófico. O que é filosofia? É “amor à sabedoria”; é a ciência humana que tenta explicar a natureza do universo, incluindo os fenômenos de existência, pensamento, ética e muito mais. Em si mesmo, isto não é errado, mas o fato é que não completa Cristo, pois Cristo é suficiente!

Legalismo não completa Cristo – Cristo é suficiente! Ler 2.16,17. Não se deve permitir que falsos mestres ensinem a viver a vida cristã segundo os moldes do Antigo Testamento – isto é legalismo! Cristo é suficiente!
Misticismo não completa Cristo – Cristo é suficiente! Ler 2.18,19. Viver a simplicidade da vida cristã não é condenável, e não devemos aceitar juiz sobre nossa fé vivida à luz do ensino do Novo Testamento. Cristo é suficiente!

Vida acética não completa Cristo – Cristo é suficiente! Ler 2.20-23. Vida acética é um senso moral doentio e mórbido; é uma falsa espiritualidade; é uma falsa pureza do corpo, e não precisamos de inovações religiosas. Cristo é suficiente!

O mais importante é dizer que Jesus, por completo, se ofereceu por nós! Ele disse na cruz: “está consumado” (Jo 19.30). Está completo! Está feito! Cristo é suficiente!

Rev. Adilson Souza dos Santos