Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | ipcentral@ipbes.com.br

Leia nosso boletim em PDF clicando no botão abaixo

Baixar Boletim Maio 2018

Jesus é a vida

Texto bíblico: João 14.6

A exclusividade de Cristo é patente nas páginas do NT, e o texto de Jo 14.6 registra suas palavras nesse sentido: “Eu Sou (egô êimi) o caminho, e a verdade, e a vida”. Sim, Jesus é o caminho único para Deus, destino final da humanidade redimida; Jesus é a verdade em sua própria essência, pois Ele é a verdade de Deus; Jesus é, finalmente, a fonte originária da vida. Por tudo isso é que o meigo Salvador completa: “ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Jesus é vida no sentido natural

O termo usado para vida (zoê) tem seu sentido natural, do mesmo modo como a Bíblia o emprega desde Gênesis 2.7 (“e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida”), sendo por isso, o homem, uma criatura viva ou vivente. O destino original do homem não era morrer, mas viver.

Jesus é a vida no sentido de viver bem

Verdade é que o pecado chegou e com ele a morte (Rm 5.12). A morte tem as suas consequências, mas enquanto isso temos a vida – vamos celebrar a vida, vamos celebrar essa vida natural, comum, normal e autêntica!

Isso significa viver bem e não devemos nos contentar em apenas ter vida, precisamos de qualidade de vida. Há um princípio na Palavra nesse sentido, em Dt 5.16 (“…para que te vá bem na terra…”) o qual é considerado pelo apóstolo Paulo em Ef 6.1-3.

Viver bem é mais que “não-morrer”, é estar bem no conceito de Deus, é viver em comunhão com Deus, é receber o sentido da vida a partir do Autor da vida! Jesus é a vida!

Jesus é a vida no sentido eterno

Acima de tudo Jesus transmite a vida real, e a vida cristã nos convida para o sentido da vida: Cristo ressuscitou! Em sua ressurreição Jesus dá aos homens a vida de Deus, conforme Rm 4.25 – vida real, vida justificada, vida eterna, vida com Deus.

  • Ler Jo 10.11; 5.26 e 6.57. Tudo isso é mais que vida natural, é mais que vida autêntica – isso é vida eterna! Mais textos: Jo 17.3; 5.24; Ef 2.1 e Jo 3.15,16,36.
  • Fp 1.21: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.
  • Jo 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.