Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Efésios 5. 22 a 33 – acesse em PDF clicando em Boletim JUNHO 2016
No mês de maio findo, a propósito das comemorações do mês do lar, algumas iniciativas foram tomadas e levadas a bom termo em nossa Igreja, tais como: um mês de oração em favor da família (iniciativa da UPH); “Amigo família” da Escola Dominical (iniciativa do Conselho de Ensino); duas palestras sobre família (também iniciativa do Conselho de Ensino). Tudo isso enaltece o caráter da família e deve ser considerado por todo o ano! Deus seja louvado!
E no último domingo, encerrando a programação, compartilhamos o texto de Ef 5.22-33 que é uma revelação bíblica sobre o mesmo assunto – a família, sendo nosso desejo compartilhar sobre O LAR CRISTÃO COMO CORPO E FAMÍLIA ressaltando a figura feminina e masculina. E o apóstolo começa com o que é básico para a vida do lar – relacionamento entre marido e esposa – o que passar disso é confusão. Eis o resumo:
Na perspectiva da FIGURA FEMININA, tomamos os v. 22-24 onde o texto expõe assim: “mulheres sejam submissas…” (são apenas três versículos aqui!). Meus irmãos, meus irmãos! Nada de açodamento (afobação, correria) ou má interpretação do texto! Com certeza é mais natural para a mulher amar – para o homem, não. E tem mais: aqui o assunto diz sobre os deveres que devem ser lembrados, e não os direitos, onde o ensino é que homem e mulher possuem uma perfeita igualdade espiritual, assim como o apóstolo observa em Gl 3.28.
Paulo, à semelhança de Cristo, advoga uma verdadeira reciprocidade no campo de marido e esposa (aconselho aos casados lerem 1 Co 7.3-5). Ou seja, marido e esposa devem entender que seu relacionamento segue o modelo do relacionamento entre Cristo e sua Igreja! E que relacionamento é este? Assim como a Igreja de todo o coração se devota a Cristo, assim também a esposa aceita seu lugar na família e se entrega sem reservas.
Na perspectiva da FIGURA MASCULINA temos os versículos 25 a 33 (são nove versos – o triplo, em relação às mulheres! O que isto quer dizer? Homens, ouçam mais!). Quanta responsabilidade para os homens! Aqui são nove versículos de instrução para o homem! São nove versículos sobre a instrução do amor! “Maridos, amai vossa mulher”, e isto ressalta a importância da figura masculina no lar, não como ditador ou mandatário, mas como aquele que ama, que ama, sim, até chega a dizer pra ela: “Tu és toda formosa, querida minha, e em ti não há defeito” (Ct 4.7), como dizia alguém muito entendido no assunto, Salomão. O homem é capaz de dar ordens aos outros, e isto faz com certa facilidade, mas acha difícil transmitir amor de uma forma afetiva e altruísta – pois o padrão que se requer do homem é o alto padrão estabelecido pelo Messias, nosso Cristo e Salvador, conforme registro nos v.25,28,29.
E nesse sentido temos escassez de homem! Não necessariamente MACHO, mas HOMEM – “homem de Deus”, conforme aparece na Bíblia 72 vezes… Sim, o ambiente do lar cristão clama por homens de Deus!
a) Rev Adilson Souza dos Santos – pastor da Igreja.