Rua Luciano Lube, 101, Campo Grande, Cariacica - ES - 29146-100
(27) 3236-8163 (13h às 17h) | (27) 3343-0708 | [email protected]

Leia nosso boletim em PDF clicando em Boletim FEVEREIRO 2017

A BONDADE DE DEUS

“Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom?
Ninguém é bom senão um, que é Deus”.

Bondade é uma qualidade de Deus, um atributo divino. No texto em apreço é Cristo Jesus homem quem responde e instrui ao jovem rico. E sabemos das duas naturezas de Cristo: cem por cento homem e cem por cento Deus! Jesus está num relacionamento direto com as pessoas na qualidade de homem. Portanto, não há conflito em dizer “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus”.

É como se Jesus dissesse ao moço rico: “Se você me considera apenas um homem, mesmo que Mestre, não posso aceitar este título qualificativo de bom”. Ele não nega sua divindade. Ele está
apontando a Deus, o único bom, para esse moço! Ainda que as qualidades de Deus sejam, também, qualidades de Jesus, sabemos disso!
Além da bondade ser um atributo divino, anotamos também que a bondade de Deus se manifesta.
Principalmente à sua igreja – leia-se os textos bíblicos: Salmos 31.19 e 86.5 e Lamentações de Jeremias 3.25.

A bondade de Deus também se manifesta no suprimento das necessidades temporais. Tanto é, que essa bondade se confunde com a graça comum conforme podemos apreender da leitura em Atos 14.17 (leia-se), onde Paulo, em Listra, faz sua defesa quando foi chamado de Deus Mercúrio…

A bondade de Deus ainda se manifesta no perdão dos pecados. Um exemplo disso é a declaração do rei Ezequias em sua oração quando na celebração da páscoa: 2 Crônicas 30.18,19. “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores”, Salmos 25.8.

São tantas as manifestações da bondade de Deus! E são tantos os textos bíblicos nessa direção! Mas quero lembrar que a bondade de Deus se manifesta conduzindo o homem pecador ao arrependimento. Romanos 2.4 diz: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”.
Concluindo, devemos exaltar a bondade de Deus conforme Salmos 107.8: “Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!”.

Na Bondade do Senhor,

a) Rev. Adilson Souza dos Santos